[English Version]
Pedal na Estrada Roteiro
Itinerary
Equipe
Team
Diário de Estrada
Travel Notes
Galeria de Fotos
Photo Galery
Parceiros
Partners
Fórum
Forum
Imprensa
Press
Contato
Contact
Urbanidade Imprimir Recomendar
Professor da estrada
GILBERTO DIMENSTEIN
COLUNISTA DA FOLHA
 
Arthur Simões veio do interior para São Paulo com o objetivo de estudar direito. Tirou boas notas e foi premiado na Faculdade Mackenzie por sua monografia sobre desobediência civil. Formado, guardou o diploma e preferiu ficar longe de qualquer expressão em latim, das petições, dos ternos e das gravatas. Imaginava-se viajando pelo mundo, montado numa bicicleta.
 
Desde criança, Arthur tinha o hábito de fazer longos passeios de bicicleta. O hobby foi se aprofundando com a idade: adolescente, começou a rodar pelas estradas. Fazia parte de sua rotina ir pedalando até São José dos Campos, onde mora sua família. "No ano passado, o hobby virou coisa séria."
 
Desde então, ele pensava em transformar o ciclismo numa profissão. Seu projeto era mais complexo do que realizar uma atividade esportiva: queria combinar o prazer pelas estradas com seu gosto pelo estudo. Até que teve uma idéia, viável graças à internet. Como já tinha um site (www.pedalnaestrada.com.br), pensou em relatar virtualmente sua expedição para estudantes conectados na rede.
 
Em parceria com escolas, seu projeto visa relatar costumes, histórias e curiosidades dos locais em que estiver passando e responder às perguntas dos alunos. "É um jeito de ajudar nas aulas de história e geografia." Com esse plano de aulas, conseguiu um patrocinador - a empresa farmacêutica Bristol-Myers e vai começar, em abril do próximo ano, a volta ao mundo, prevista para três anos.
 
A jornada se inicia em Londres rumo à África, cruzando Ásia e Oceania, voltando pelas Américas -alguns trechos serão feitos de navio ou avião. Na bagagem, além dos apetrechos necessários para um ciclista, irão também alguns livros para ajudá-lo a dar informações aos estudantes.
 
Talvez influenciado por sua premiada monografia, Simões rebelou-se contra a carreira que lhe estava destinada. Nessa desobediência, ele está inventando um novo tipo de professor -o professor das estradas. "Isso me atrai bem mais do que a sisudez dos tribunais."
 
 
Voltar
Patrocínio:
Apoio:
Parceria Institucional:
Parceiros de Mídia:
 
© 2006 - Pedal na Estrada - Todos os direitos reservados  Desenvolvido por: Dennova